English version

A UFLA é reconhecida no Brasil e internacionalmente como referência na geração de conhecimento científico nas diferentes cadeias ligadas à produção de alimentos de origem vegetal e animal, assim como no seu processamento, armazenagem, comercialização, aceitação e garantia de qualidade e segurança alimentar. Ainda neste contexto, a agricultura e o agronegócio possuem importância estratégica para o desenvolvimento econômico do país, representando aproximadamente 22% do PIB Brasileiro.

Isto só foi, e ainda é, possível, devido à relevante produção de conhecimento científico e de desenvolvimento e inovação tecnológicos na área. Como exemplo, entre 2014 e 2019, a área de “Agricultura e Ciências Biológicas” foi a segunda que mais produziu publicações científicas no Brasil, com 11,8% de todas as publicações. Em relação ao mundo, o Brasil é o terceiro país que mais produziu publicações científicas na área durante o mesmo período, com mais de 83 mil documentos, ficando atrás apenas de EUA e China. Neste contexto, a UFLA se destaca entre as instituições que mais publica artigos científicos na área, estando entre as Top 10 instituições Brasileiras.

Diante da importância da Agricultura e a Produção de Alimentos para o país e o mundo, e considerando-se a tradição histórica da UFLA neste cenário, no ano de 2018 foi submetido o Projeto de Internacionalização da UFLA com o tema Produção de Alimentos e Segurança Alimentar, no âmbito do Programa Capes PrInt, que teve sua aprovação junto com outras 36 Universidades.

Para a consecução do Projeto, foram priorizadas dezessete Instituições de P,D&I dos Estados Unidos, Reino Unido, França e Holanda como parceiros prospectivos para que as colaborações internacionais fossem induzidas. Como uma das primeiras ações do PrInt-UFLA, algumas destas instituições receberam missões de trabalho no ano de 2019 e, em uma segunda etapa, o Grupo Gestor convidou representantes destas instituições para participarem do I International Workshop on Food Security da UFLA. Participarão deste evento, representantes das seguintes Universidades e Centros de Pesquisa: Purdue University, University of Illinois, University of Florida, University of Nottingham, Lancaster University e Rothamsted Research Center.

Neste contexto, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e o Grupo Gestor do projeto Capes PrInt convida a toda comunidade acadêmica da UFLA e demais interessados a participarem deste Workshop, que será uma oportunidade única para conhecer algumas das instituições parceiras do PrInt UFLA e fazer contatos com seus representantes para que as colaborações futuras possam ser efetivadas/consolidadas com sucesso.