Ir direto para menu de acessibilidade.

Programa Institucional de Internacionalização

Instituído pela portaria nº 220, de 3 de novembro de 2017, o Programa Institucional de Internacionalização de Instituições de Ensino Superior (IES) e de Institutos de Pesquisa do Brasil (CAPES-PrInt) tem como objetivo fomentar a construção, a implementação e a consolidação de planos estratégicos de internacionalização de instituições, estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com foco no aprimoramento da qualidade da produção acadêmica vinculada à pós-graduação, ampliar as ações de apoio à internacionalização na pós-graduação, promover a mobilidade de docentes e de discentes, incentivar a transformação das instituições participantes em um ambiente internacional, além de integrar outras ações de fomento da CAPES ao esforço de internacionalização.

Para sua concepção, foram feitas pesquisas na Plataforma Sucupira e por meio de questionários encaminhados às Instituições de Ensino Superior (IES) e convocados renomados pesquisadores brasileiros, com inserção internacional, que compartilharam ideias com os principais atores da pós-graduação nacional para a elaboração de um programa que realmente atendesse à necessidade das IES e da pós-graduação brasileira. Uma das principais conclusões tiradas nesta discussão foi a de que os principais atores da área de ciência, tecnologia, inovação e ensino superior no Brasil devem assumir o protagonismo no processo de internacionalização da pesquisa brasileira. Sendo assim, a ideia é estimular as instituições a definir sua própria estratégia de internacionalização nas áreas temáticas nas quais a instituição se destaca e é vocacionada para atuar.

A internacionalização das universidades brasileiras, norte deste programa, é um processo necessário para que se permita que a educação superior se torne responsiva aos desafios de uma sociedade globalizada. Deve ser entendida como um meio e não como um fim em si mesmo. A internacionalização constitui-se na integração de uma dimensão internacional, intercultural ou global na finalidade, funções ou entrega de educação superior, com especial atenção à pós-graduação. Nesse contexto, CAPES-PrInt aporta contribuição fundamental para que o Brasil realize plenamente as suas potencialidades no que se refere qualidade das pesquisas realizadas em âmbito nacional e a interface entre produção científica e inovação tecnológica com inserção internacional.

A CAPES disponibiliza uma série de vídeos tutoriais para que os usuários tenham informações sobre o preenchimento correto do formulário do Programa Institucional de Internacionalização, conhecido como CAPES/PrInt.

Assista aos vídeos do programa